Este site utiliza "cookies" próprios e de terceiros, para melhorar a sua experiência e nossos serviços, analisando a navegação em nosso portal. Ao continuar navegando, aceitas o seu uso. Mais informação

Crédito Habitação com Taxa Variável

No momento de solicitar um crédito habitação, muitos fatores devem ser levados em consideração para tomar uma boa decisão como spread, prazo de pagamento, taxa de juro, índice de referência, entre outros. Para isso, é necessário buscar a melhor opção de acordo com as necessidades atuais. Pronto para comprar a sua habitação?

✓ Calcula crédito GRÁTIS e em 2 minutos

 Compara os melhores créditos habitação

 Receba uma análise do teu perfil financeiro 

 Analisa entre + de 50 bancos e financeiras



Nos últimos anos, o crédito habitação com taxa variável teve grande procura devido a oportunidade de se beneficiar da oscilação do índice Euribor. Além disso, a taxa costuma ser mais baixa do que no crédito habitação com taxa fixa

Segundo o Banco de Portugal, a grande maioria dos empréstimos possuem taxa de juro variável, sendo assim, vamos entender melhor sobre como funciona esse tipo de crédito, como solicitar e quais são os requisitos para pedir um.
 


 

O que é um crédito habitação com taxa variável?


Todos os créditos estão sujeitos à taxas de juros. No caso do crédito habitação, a taxa é um elemento importante para determinar o custo mensal da prestação.

Como o próprio nome indica, o crédito habitação com taxa variável é calculado de forma que a taxa de juros varia dependendo da média das taxas de juros praticadas em empréstimos interbancários em euros, ou seja, dependerá da oscilação da Euribor. 

Com a taxa variável, o banco define um spread no início do contrato que será fixo por um período específico adicionado à Euribor. Isto é, o cliente pode escolher o prazo da Euribor, sendo que a de três e de seis meses são as mais frequentemente escolhidas. O valor da Euribor é revisto após o prazo escolhido como, por exemplo, podendo ser trimestralmente (3 meses) ou semestralmente (6 meses). E assim, a soma das duas taxas resulta na prestação mensal a ser paga que sofrerá alterações durante o período de crédito, consoante o mercado.

Segundo o Banco de Portugal, algumas instituições de crédito concedem uma redução do spread ou de outros encargos no crédito à habitação aos clientes que adquirem, ao mesmo tempo, outros produtos ou serviços financeiros. Além disso, também é possível que determinados projetos podem chegar a ter condições especiais, como:
 

  • >  Crédito Habitação para construção;
  • >  Crédito Habitação para aquisição de casa;
  • >  Crédito Habitação para obras;
  • >  Crédito Habitação para compra de terreno para construção.

 


 

Vantagens de um crédito habitação taxa variável

 

  • ✅ Juros mais baixos: devido ao fator agregado do risco que se supõe por optar por um crédito habitação do tipo variável, o spread que o banco fixa no início do contrato costuma ser menor do que um crédito habitação tipo fixo.

  • ✅ Prazo de pagamento alargado: outra vantagem é que o tempo de pagamento do crédito habitação com taxa variável costumam ser mais longos, podendo chegar a um prazo de 40 anos. 

  • ✅ Mudanças na economia: sem dúvida, a maior vantagem de um crédito habitação variável é poder beneficiar-se das oscilações do índice de referência (Euribor). Com isso, é possível chegar a prestações mensais muito mais baixas do que um crédito habitação do tipo fixo.

 


 

Desvantagens de um crédito habitação taxa variável

 

  • ❌ Imprevisibilidade do montante a pagar: já que o tipo de juro depende da da constante da Euribor, as prestações mensais são incertas. Essa condição gera certa instabilidade que nem todas as pessoas estão dispostas a ter. 

 


 

 Requisitos para pedir um crédito habitação taxa variável


Existe uma série de requisitos comuns ao solicitar um crédito habitação:
 

  • Ter renda estável e demonstrável;

  • Possuir entre 20% e 30% do valor do imóvel;

  • ✔ Ter entre 35% e 40% de taxa de esforço;

  • ✔ Ter um bom historial de crédito;

  • ✔ Dois titulares para diminuir o risco da operação.

 

Crédito Habitação Taxa Variável - Kreditiweb.pt 


 

Como encontrar o crédito habitação mais barato? 


Para ter acesso à melhor oferta do mercado português e encontrar a opção que mais se adequa às tuas necessidades atuais e perfil financeiro, recomendamos utilizar um comparador de créditos. É somente com essa ferramenta que será possível conhecer os juros e taxas de cada oferta e instituição e, assim, poder tomar a decisão mais assertiva.

Além disso, os usuários costumam demorar menos de 2 minutos para finalizar uma solicitação em um comparador e a resposta é imediata. Outra vantagem é que esse processo pode ser feito de forma totalmente online, sem necessidade de sair de casa ou esperar longas horas na fila do banco.

 


 

Ventajas Vantagens de usar um comparador de créditos habitação:

 

  • Resposta imediata: compare créditos em 2 minutos
  • ✓ Encontrarás alternativas aos bancos tradicionais
  • Recomendação personalizada ao teu perfil financeiro
  •   Opções, inclusive se teu nome está no CRC

 


 

Como calcular a taxa de um crédito habitação variável?


Para realizar o cálculo e saber quanto pagará pelo crédito, o simulador financeiro é outra ferramenta importante no processo da busca pela oferta ideal. Geralmente as instituições costumam disponibilizar essa simulação gratuita em seu próprio site. Nessa etapa é importante ter em mãos as informações corretas para poder ter um valor mais preciso. Será necessário saber quanto custa o imóvel, qual o valor do empréstimo, qual o prazo de devolução e tipo da taxa de juros (fixa, variável ou mista). 

Após colocar todos os dados, aparecerá o valor da mensalidade e as respectivas taxas: TAN, Euribor, TAEG e Spread. A partir desses dados, poderá comparar com outras ofertas e escolher a ideal.

 


 

Documentação necessária para um crédito habitação com taxa variável


Será necessário apresentar os seguintes documentos para apresentar o pedido de solicitação do crédito habitação com taxa fixa. Na primeira fase servirão para análise e pré-aprovação do pedido de crédito
 

  • Documento de Identificação (B.I., Cartão de Cidadão ou Passaporte);

  • Documento com o Número de Identificação Fiscal (NIF). É apenas necessário no caso em que não seja apresentado Cartão de Cidadão;

  • Última declaração de IRS e respetiva nota de liquidação;

  • Últimos três recibos de vencimento;

  • Declaração da Entidade Patronal;

  • Últimos 3 extratos mensais das Contas de depósito à ordem de outras instituições bancárias;

  • Ficha de Informação Normalizada (FINE);

  •   Declaração da Entidade Patronal;

  • Formalização do pedido de crédito.


Em seguida, serão solicitados documentos em casa uma das próximas quatro fases de contratação do crédito (geralmente são cinco no total), onde o banco irá avaliar o imóvel, bem como a proposta de crédito e decidir se aprovará ou não. Além disso, também tem todo o processo de escritura, contrato de compra e venda, etc. 
 


 

Consiga um crédito habitação com as melhores condições do mercado

 


 

 

Sobre a Kreditiweb

 

Queremos te ajudar a encontrar o melhor crédito habitação. Para isso analisamos o teu perfil e te mostramos somente aqueles produtos em que tens possibilidade de ser aprovado. Somos especialistas em finanças pessoais e te ajudaremos a encontrar qualquer que seja o produto ou o serviço desejado de forma rápida, fácil e sem burocracia.

 

 Ferramenta gratuita

  Serviço personalizado

  Diversidade de produtos

 

Analisamos o teu perfil financeiro e te recomendamos os produtos que melhor encaixam com a tua situação e com as melhores condições do mercado.

  • Créditos desde 100€ e 500.000€
  • Compare créditos, financiamentos, cartões e mais.
  • Serviço personalizado
  • Comparamos mais de 50 bancos e financeiras
solicitar